segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Robertão: vestiários imundos e apenas um chuveiro para quase 40 atletas



Não é de hoje que o Serra vive com problemas no Estádio Robertão. Maior campeão da última década no futebol capixaba, o time vive recheado de problemas internos e trocas constantes de diretoria. Um suspiro de melhora viria neste final de semana. No último sábado, depois de quase três anos sem partidas oficiais, a praça voltou a receber um jogo valendo três pontos. Serra e Conilon duelaram pela quarta rodada do Capixabão 2012, com triunfo do time de Jaguaré por 5x2. 


Jogadores do Conilon descem para os vestiários do estádio Robertão

Mas nem os portões fechados para as torcidas escondeu os problemas que o clube segue tendo com o estádio. De esgoto correndo no vestiário, um chuveiro e apenas um vaso sanitário (e imundo), a materiais como argila e calcário. Foi esse o cenário que jogadores dos dois clubes encontraram no local. Ou seja: se a torcida foi poupada, já que o estádio segue sem os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, os profissionais do espetáculo, não.

Durante a semana, criou-se a expectativa para uma possível liberação do Robertão, até para os torcedores. Mas após vistoria do Corpo de Bombeiros, que insiste na tese de que o estádio tem capacidade para 1.900 torcedores e não dois mil (número mínimo para a primeira fase do Capixabão), e o pedido da Polícia Militar para a completa limpeza dos entulhos das obras do estádio, que recebe novo lance de arquibancadas, além da reforma das demais, o Robertão foi semi-liberado, em cima da hora, apenas na quinta-feira à noite, com a obrigatoriedade de não receber torcedores.

Esqueceram-se apenas dos jogadores, árbitros, profissionais da imprensa, comissões técnicos e quadro móvel da Federação de Futebol. As condições do estádio como um todo clamam por uma completa reforma. Nos vestiários, sobras de materiais das obras e de uso para a manutenção do gramado. No vestiário do Conilon, que recebeu também a equipe de juniores, ou seja, quase 40 pessoas no total, apenas um chuveiro e um vaso sanitário, esse, imundo.


Estádio ainda está sem banco de reservas para as duas equipes

Ciente da situação, o gerente de futebol do Serra preferiu não opiniar decisivamente sobre o problema. Ma deixou claro que para ele o estádio não deveria ter sido liberado nem mesmo para um jogo sem presença de torcedores. Para Marcelo Bonfim, o Robertão não tem qualquer condição de receber um jogo de futebol profissional.

"Cheguei no Serra para cuidar do departamento de futebol. Para cuidar da parte administrativa. A maior parte das coisas ali nessa questão, não estão como deveriam estar. Mas é complicado tecer algum comentário. Até porque, apesar de me atrapalhar muito a parte estrutural, das condições de trabalho do departamento de futebol, é uma coisa que o pessoal está trabalhando para melhorar. Sei que as condições não existem na verdade. Acho até que realmente, deve continuar interditado. Hoje, para mim, sinceramente, é melhor que o Serra jogue fora do Robertão. A estrutura do estádio não oferece condições, o campo não oferece condições de jogar futebol. Isso é fato. Mas é uma coisa que a diretoria precisa resolver e responder", frisou Marcelo Bonfim, que mesmo político, desabafou no final da ligação.

"O estádio está horrível. Sem condições. Nem portão fechado deveria haver jogo ali. Ainda bem que foi uma vez só que liberaram. Tem que haver uma reforma muito grande ali. Não são só pequenos detalhes. Há muita coisa a ser fazer. E isso não será resolvido com uma semana, duas, três. A verdade é essa. Não tem nada. A situação é lamentável. Mas volto a frisar, fui ali para cuidar do departamento de futebol. Questão administrativa, patrimônio, isso são outras pessoas que precisam responder".

Serra tentará o Salvador Costa

"A tentativa será o Salvador Costa, porque os jogos do Serra combinam com os jogos do Vitória fora de casa. Então, tentariam o Salvador Costa. Eu espero que consigam. Pois hoje apresenta um campo em condições e vestiários bons, coisa que no Robertão não tem condições. Lá, não há condições de nada. Fico triste de comentar isso, mas não tem condições de nada". disse Marcelo Bonfim, gerente de futebol do Serra


Conilon usou sacolas para jogadores sentarem no vestiário

Quem também sofreu com as condições do estádio foi o elenco do Conilon. Visitante, o time, que tem no Estádio Conilon um dos melhores do Espírito Santo, com gramado impecável, vestiários amplos e limpos, não teve o tratamento que um hóspede gostaria de ter. O técnico Aridelson Bianchi garantiu que no intervalo, a comissão técnica que teve rasgar sacolas para os jogadores sentarem e descansarem para o segundo tempo.

Sempre defensor da classe, ele não entende como o palco pode ser liberado, mesmo que sem torcedores, já que os jogadores e todos os envolvidos com o jogo sofreram com a falta de estrutura no Robertão.

"O campo não poderia ser interditado somente para público, mas também para o profissional do futebol. As condições não são adequadas para a prática do futebol profissional. Tivemos lá sérios problemas com vestiários, com água de esgoto escorrendo para o vestiário, com um espaço diminuto para duas equipes. A estrutura realmente é muito deficitária. Eu sinto isso pela grandiosidade do Serra e a potência que o Serra é no futebol capixaba", desabafou o técnico. 

Entrada do vestiário do Serra

O técnico seguiu com suas palavras. "O que posso te relatar é que para duas equipes, uma de juniores e uma de profissional, não tem como. Tivemos que rasgar sacolas e improvisar para os atletas descansarem, fazendo a recuperação. O vestiário estava todo imundo. Tivemos que encostar material como calcário, estruturas utilizadas no campo, para sentar. Existia um chuveiro e um vaso, extremamente imundo e precário. Fica até ruim para nós. Eu não falo isso pela minha equipe, mas também pela equipe do Serra, que com tantos problemas, jogou num gramado duro, irregular. Todos tiveram problemas ".

Federação: Vigilância Sanitária liberou o Robertão


O diretor executivo da Federação de Futebol foi pego de surpresa com a situação. A FES foi avisada no dia 2 da negativa do Corpo de Bombeiros e PM. E no dia 4 já haveria jogo. Do ano passado para cá, todos os orgãos oficiais passaram a emitir seus próprios laudos para a liberação das praças esportivas. O Robertão, por exemplo, não tem os laudos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, mas está com o laudo da Vigilância Sanitária vigente.

"Não sabíamos dessas condições do vestiário. O único laudo que libera isso é a Vigilância Sanitária. Temos isso em mãos. Agora, cada orgão emite um laudo separado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e por aí vai. Não tínhamos noção disso. Recebemos o laudo, então estava tudo certo. Se o liberou, está liberado", disse Gustavo Vieira, que explicou a necessidade do jogo ter sido realizado no Robertão com os portões fechados e não em outra praça, totalmente liberado.


"Agora, o estádio foi liberado para jogo com os portões fechados, pois o fator tempo atrapalha e se fizéssemos o jogo em outro lugar, prejudicaríamos até a equipe visitante. Não há espaço no calendário. Não tenho como adiar um jogo e remarcá-lo. O tempo é muito curto devido a mudança no Campeonato Brasileiro da Série D. Dia 5 de maio temos que ter tudo terminado", finalizou.

Reformas

O Estádio Robertão vem passando por reformas desde que foi interditado. O palco recebeu uma arquibancada do lado oposto das cabines de imprensa, e as arquibancadas do outro lado estão recebendo cobertura. Além disso, de acordo com a diretoria do Serra, haverá melhoria para a imprensa, com cabines melhores e mais espaçosas. Do vestiário, nenhuma novidade

Fonte: Thierry Gozzer - Gazetaesportes.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário